Tutorial Adicionando Resources
A partir deste tutorial você aprenderá de forma simples a colocar novos gráficos e sons no seu projeto de RPG Maker. É fácil! Este tutorial foi feito a partir do RPG Maker XP, mas os processos no RPG Maker VX e nos RMs 2000 e 2003 são semelhantes, então este ajudará a todos.
Introdução: O que é o Resource Manager?
Basicamente, é a função do RPG Maker através da qual você poderá importar (e exportar) resources no seu projeto de jogo. O RM suporta:
* Para imagens, as extensões .bmp e .png, sendo a .png mais aconselhável por pesar muito menos com uma qualidade muito maior.
* Para sons, as extensões .mid, .mp3, .ogg e .wma. Aconselhamos que não abuse muito do MP3, pois isto também poderá tornar seu jogo muito pesado.
Usando o Resource Manager
Dentro do RPG Maker, aperte F11 e sua janela se abrirá:
Resource Manager - Janela Principal
O próximo passo é selecionar, à esquerda, a pasta correspondente ao resource que você quer importar. Se for um char, por exemplo, clique na pasta “Graphics/Characters”, se for um tileset, em “Graphics/Tilesets”, se for um arquivo de som, escolha umas das pastas “Audio”, etc.
Clique então em Importar e procure pelo arquivo no seu computador. Escolha-o e confirme. Aqui, para o exemplo, usamos um tileset. Irá se abrir uma janela assim:
Transparência e Translucidez
Os botões superiores “x1″, “x2″ e “x4″ servem para dar zoom no seu gráfico e ajudar na visualização. Mas o que interessa mesmo são as funções de transparência e traslucidez. Clique com o botão esquerdo do seu mouse na cor de fundo do tileset, para que ela fique Transparente e não apareça na hora do mapeamento. Clique com o botão direito do mouse na cor que você deseja que apareça, mas com uma baixa opacidade, translúcida. A translucidez é útil quando se trata das sombras dos objetos, de água, de vidros ou outros materiais assim.
Feito isso, clique em OK e você verá a janela principal novamente:
Resource importado com sucesso!
Todos os resources importados mostram um ícone vermelho, para diferenciá-los dos recursos padrão.
Está feito! O seu recurso já foi importado, e pode ser usado no projeto.
Obs.: Para arquivos de som, não existe a etapa de definição de transparência e translucidez, obviamente.
Creditos:
PiGFat
Mundo RPG