Portas Com Senhas !
Olá pessoal! Hoje vamos aprender a utilizar uma função bem legal do RPG Maker Vx, as senhas (ou passwords). Com elas, é possível fazer várias coisas. Por exemplo, podemos fazer uma porta de um esconderijo secreto em que se o jogador souber a senha, possa desbloquear essa porta e entrar no esconderijo.
O melhor de tudo isso é que é super fácil de se fazer.
Então vamos utilizar a porta e o esconderijo secreto como exemplo neste tutorial.
Começe por criar uma porta na criação de eventos. Coloque o gráfico dela e vá em comandos de eventos.
Nos comandos de eventos, crie uma mensagem no estilo: Introduza a senha correta.
Agora vamos criar a nossa senha. Para isso vá no comando "Armazenar Número" que se encontra na 1º Aba dos Comandos de Eventos, e crie a variável com o nome de "Senha".
Coloque 4 dígitos, isto é, a senha vai conter 4 números. Agora vamos definir esses números usando variáveis.
Crie uma condição e coloque a variável "Senha" e em constante seleccione os números da senha. No meu caso, eu coloquei "4,3,2,1" porque me lembrei de uma senha que eu acertei por acaso em Zelda (N64).
Coloque a condição sem exceção e dentro da condição coloque um efeito sonoro da porta a abrir-se e crie uma nova página desse evento. Coloque um gráfico invisivél que é o gráfico da porta aberta e selecione uma switch local.
O evento deverá ficar assim:
Imagens:
Olá pessoal! Hoje vamos aprender a utilizar uma função bem legal do RPG Maker Vx, as senhas (ou passwords). Com elas, é possível fazer várias coisas. Por exemplo, podemos fazer uma porta de um esconderijo secreto em que se o jogador souber a senha, possa desbloquear essa porta e entrar no esconderijo.
O melhor de tudo isso é que é super fácil de se fazer.
Então vamos utilizar a porta e o esconderijo secreto como exemplo neste tutorial.
Começe por criar uma porta na criação de eventos. Coloque o gráfico dela e vá em comandos de eventos.
Nos comandos de eventos, crie uma mensagem no estilo: Introduza a senha correta.
Agora vamos criar a nossa senha. Para isso vá no comando "Armazenar Número" que se encontra na 1º Aba dos Comandos de Eventos, e crie a variável com o nome de "Senha".
Coloque 4 dígitos, isto é, a senha vai conter 4 números. Agora vamos definir esses números usando variáveis.
Crie uma condição e coloque a variável "Senha" e em constante seleccione os números da senha. No meu caso, eu coloquei "4,3,2,1" porque me lembrei de uma senha que eu acertei por acaso em Zelda (N64).
Coloque a condição sem exceção e dentro da condição coloque um efeito sonoro da porta a abrir-se e crie uma nova página desse evento. Coloque um gráfico invisivél que é o gráfico da porta aberta e selecione uma switch local.
O evento deverá ficar assim:
- Spoiler:
TitleBox<>Mensagem: Introduza a senha correta.
<>Armazenar Número: [0001: Senha], 4 dígitos
<>Condição: Variável [0001: Senha] == 4321
<>Reproduzir SE: 'Switch3', 80, 100
<>Operação de Switch Local: A = ON
<>
FIM
Imagens:
- Spoiler:
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